Certificado Kimberley e sua importância para a joia

Você já ouviu falar no Certificado de Kimberley? Ele foi criado por uma grande empresa de venda e exploração de diamantes, juntamente a outros órgãos internacionais, visando certificar a origem de diamantes, a fim de evitar a compra de pedras originárias de áreas de conflito.

Diversos países aceitaram o acordo, comprometendo-se a apenas adquirir diamantes brutos certificados, com procedência confirmada por certificado oficial, e a recusar importações vindas de áreas de conflito. Com isso, há uma tentativa importante de romper o vínculo entre o estímulo às guerras civis, pois o acordo também visa evitar o financiamento de armas em países africanos que em guerra, e a comercialização de recursos naturais valiosos. Grande parte das exportações mundiais foi paralisada até que a lei fosse regularizada em todos os países produtores.

A importância de tal lei para a joia é a certificação de qualidade e segurança que ela traz para o comprador, já que haverá um certificado que mostra o país de origem do diamante, o qual teve sua exportação totalmente regularizada e oficializada. Além disso, as exportações são um pouco mais burocráticas, deixando ir para outros países apenas as pedras de verdadeira qualidade.

No Brasil, o certificado repercutiu de forma polêmica. Com o “processo de Kimberley”, apenas exportadores com empresas e senha no Siscomex podiam até fevereiro de 2006 realizar exportações. Para conseguir-se esse certificado, a empresa necessitava de nota do produtor dos diamantes e, então, iniciava-se uma consulta ao DNPM, o Departamento Nacional de Produção Mineral. Caso a empresa produtora estivesse regularizada, o órgão enviava a Brasília a documentação e, de lá, havia o pedido ao Banco Central para que se fosse emitido o Kimberley.

Tudo isso demorava em torno de 15 a 30 dias. Quando o Certificado chegava em Belo Horizonte, os diamantes a serem exportados acabavam sendo lacrados pelos próprios agentes do DNPM. Após isso, os diamantes eram, mais uma vez, checados e lacrados pela Receita Federal, a fim de garantir e certificar totalmente a qualidade e segurança do produto.

Entretanto, diz-se que houve um problema: o dono da maior empresa de exportação mineral do Brasil acabou que monopolizando o processo, fazendo com que outros exportadores tivessem seus pertences levados e suas empresas fechadas, garimpeiros perdessem seus empregos, entre outros.

6 comments On Certificado Kimberley e sua importância para a joia

  • Ola,

    Gostaria de uma avaliacao de uma aliança que tenho.
    18k com 42 pequenos diamantes crevejados. Aro 14z
    Da loja H.Stern.
    Foi adquirida em 6/2012

    Att.
    Barbara

  • Boa tarde,

    Solicitei por telefone o envio de imagens, detalhes e preço de peças disponíveis, contudo não recebi.
    Neide e Lúcia foram extremamente atenciosas e informaram que já haviam me enviado, mas pode ter ocorrido algum problema no e-mail.

    Tenho interesse em adquirir um anel de noivado.

    Caso possam enviar seguem meus contatos:
    whatsapp: 31 8757 6430
    email: luisgustavons@hotmail.com

    Atenciosamente,
    Luís Gustavo

  • BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE VOCES COMPRAM RELOGIOS SEMINOVO NO CASO MONTBLANC ? GRATO

  • Olá, João! Obrigado por nos consultar. Por gentileza, encaminhe-nos imagens da peça que você deseja avaliar, bem como seu nome e telefone para avaliacao@vecchiojoalheiros.com.br para encaminharmos seu pedido para nossos avaliadores. Ficamos no aguardo!

  • Olá, Luís Gustavo! Desculpe-nos a demora em retornar o contato. Encaminharemos sua solicitação novamente para nossas lojas e em breve entraremos novamente em contato! Obrigado por nos consultar.

  • Olá, Barbara! Obrigado por nos consultar. Por gentileza, encaminhe-nos imagens da peça que você deseja avaliar, bem como seu nome e telefone para avaliacao@vecchiojoalheiros.com.br para encaminharmos seu pedido para nossos avaliadores. Ficamos no aguardo!

Leave a reply:

Your email address will not be published.

*

code


*

Site Footer