O mundo dos relógios

Na hora de comprar um relógio, como você o escolhe: pelo seu design ou por suas especificações técnicas? Aliás, você entende sobre o que significa falar das suas especificidades e resistência à água? Sabe a diferença entre resistência d’água e prova d’água? Aprenda tudo isso para saber como escolher o relógio perfeito para você e comprá-lo na loja Vecchio.

Ao comprar um novo relógio, você quer mantê-lo em boa qualidade e estado, sempre com cara de novo, mas também poder usá-lo por um bom tempo. Para isso, você deve tomar alguns cuidados:

  • Um relógio que tem suas partes feitas de metal pode sofrer variação de cor e perder o brilho com o tempo de uso. Para evitar tais problemas, escolha um modelo feito de aço.
  • Evite que as pulseiras de couro, borracha ou plástico fiquem apertadas e coladas ao corpo – sempre dê a folga de um dedo, assim a durabilidade das pulseiras aumentará e não sofrerá com suor e rigidez.
  • Evite o contato do relógio com produtos químicos, solventes, gás, temperaturas extremas e choques fortes. Isso também influencia na sua vida útil.
  • Quando a bateria do relógio acabar, vá até uma assistência técnica autorizada para realizar a troca. Se você tentar abri-lo em casa, pode causar danos no produto e prejudicar a vedação. Não aperte seus botões e sempre verifique se a coroa do relógio está travada ao mergulhar com ele.
Homem ajustando sua pulseira. Imagem ilustrativa.

Não use a pulseira apertada!

Mas se você pretende comprar um relógio que suporte ambientes aquáticos ou úmidos, tome cuidado! Algumas pessoas adquirem relógios resistentes à água, e, depois de tomarem banho e entrarem na piscina com ele, o produto estraga. Entenda o motivo!

Quando um relógio é classificado como “water resistent”, ou resistente à água, quer dizer que ele é ideal para ser usado no dia a dia e estará protegido contra chuvas ou quando você lavar à mão e molhá-lo acidentalmente. Este tipo de relógio não é indicado para quem pretende nadar com ele, por exemplo.

Já surfistas, nadadores, mergulhadores, entre outras pessoas que praticam atividades dentro da água, precisam de um modelo chamado “waterproof”, ou seja, à prova d’água. Estes relógios possuem proteção suficiente para enfrentarem uma longa exposição a líquidos sem alterar seu funcionamento. Mesmo que você tenha adquirido um relógio à prova d’água, não é recomendado que você tome banho ou vá à sauna usando-o. Ele tem proteção garantida para mergulho, mas não para vapor. Além disso, os modelos feitos para serem usados no mar não estão livres dos efeitos da água salgada, pois o sal acelera o processo de oxidação dos metais, fazendo com que o relógio se desgaste mais rapidamente. Sempre que entrar em água salgada com seu relógio, não se esqueça de passa-lo depois em água doce e depois secá-lo.

Tag Heuer Aquaracer @ 2022 Vecchio Joalheiros

Outro fator importante que se deve prestar atenção é na ATM do relógio. Os relógios tem a resistência à água expressa em metros ou em ATM, que é uma unidade de força para medir a pressão atmosférica. Para você entender melhor, imagine uma pessoa que está no nível do mar: ela está a uma ATM. A cada dez metros que ela mergulhar, deve-se somar mais uma ATM. Então, se ela está a trinta metros, logo, a pessoa está a 4 ATM.

Share
Pin
Tweet
Relacionados
Comentários

instagram: