Os designers de joias brasileiros

As joias brasileiras estão mais visadas do que nunca. Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, os negócios da área cresceram mais de 30% em 2011 quando comparados ao ano anterior. É esta atenção especial que o mundo tem despejado em nosso País que tem incitado o surgimento de designers de joias capazes de representar o Brasil à altura. Aliás, quanto a isso podemos ficar tranquilos: nossas gemas são cada vez mais apreciadas – essa crescente vem desde os anos 90 – e os profissionais que despontam no ramo têm sido frequentemente elogiados pela sua técnica e criatividade.

designer-de-joias-geral

Mas apesar do frisson causado no mercado mundial, nem todo mundo que gosta de joias sabe quem são estas pessoas que têm revolucionado o mercado. Foi pensando nisso que o Blog da Vecchio preparou este post com algumas das referências mais marcantes dos últimos anos.

Clementina Duarte: É a designer de joias do Itamaraty, fato que possibilita a suas peças serem oferecidas a primeiras-damas e dignatários que visitam o Brasil. Está na lista das profissionais mais renomadas da área, tanto em nosso País quanto fora dele, fato que pode ser comprovado pelo predicado de “uma das melhores designers de joias da atualidade” segundo a International Jeweler Magazine.

designer-de joias-Clementina-Duarte

Patricia MB Gotthilf: Está há mais de 15 anos no ramo e é conhecida pelas peças inspiradas na natureza. As joias da designer misturam o ouro e a prata com as cores vibrantes das gemas brasileiras, ocasionando um mix interessante para a composição de formatos que lembram marfim, ossos, madeiras, texturas e sementes.

designer-de-joias-Patricia-MB-Gotthilf

Ana Khouri: Nome muito conhecido pela nova geração, principalmente porque suas joias são usadas com assiduidade por Isabella Fiorentino, Lourdes Maria (filha de Madonna) e Francesca Versace. Esta designer de joias não tem medo de ousar e mistura materias e tecidos para criar peças contemporâneas que ainda conseguem revelar um lado retrô.

designer-de-joias-Ana-Khouri

Jack Vartanian: Este armênio naturalizado brasileiro vem de uma família tradicional do ramo de pedras preciosas, o que acabou por norteá-lo nesta direção. Hoje, suas peças podem ser vistas em celebridades como Demi Moore, Anne Hathaway, Kate Hudson, Gisele Bündchen e Zoe Saldana (ele está podendo!). A linha seguida por Vartanian tenta unir sofisticação e diversão, possibilitando que suas peças possam ser usadas no dia a dia, não apenas em ocasiões especiais.

designer-de-joias-Jack-Vartanian

Fernando Jorge: Foi um dos dez selecionados pelo comitê do British Fashion Council para apresentar o seu trabalho na semana de moda de Londres. Mesmo morando fora, o paulista mantém a inspiração no Brasil – mais precisamente na sensualidade, fluidez e casualidade tão inerentes ao nosso País.

designer-de-joias-Fernando-Jorge

O Brasil possui tantos designers de joias qualificados que ficaríamos até o ano 2022 listando todos. Apesar de apenas cinco terem sido contemplados com destaque, o Blog da Vecchio agradece todos os profissionais da área por ajudarem nosso País a conquistar o seu merecido espaço no mercado mundial das joias.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

*


*

Site Footer