Tudo que você sempre quis saber sobre ouro mas nunca encontrou um especialista para perguntar

De acordo com o dicionário, ouro é um “elemento químico, metálico e precioso”. Maleável, é possível fazer um fio de 3 quilômetros de extensão apenas com um grama de ouro.

Há indícios de que o ouro foi o primeiro metal usado pela humanidade. O primeiro artefato em ouro foi encontrado em uma tumba egípcia.

O que é quilate?

O quilate é a quantidade de ouro existente em uma liga.

Uma peça de ouro puro possui 99,99% do metal em sua formação, somando 24 partes. Portanto, uma peça de ouro 24 quilates é a mais pura.

Quando a quilatagem se refere a materiais como o diamante, um quilate representa uma massa de 200 miligramas. Quando o assunto é ouro, o quilate representa a pureza do metal e não a massa.

As joias mais valorizadas são aquelas a partir de ouro 18k (75% de ouro). Abaixo desse número, são ligas metálicas fundidas com ouro. Cordões de ouro 24k, por exemplo, podem render ainda mais retorno financeiro, já que é a quilatagem mais pura de todas.

Há ainda o ouro branco, geralmente composto de ouro, prata e paládio. Nesse caso, quando for 18k, significa que possui 18 partes de ouro e seis de outros materiais.

Como saber se o ouro é 18k ou 24k?

O passo mais básico é verificar a inscrição da quilatagem na própria joia. Porém, ainda assim é necessária uma avaliação para comprovar veracidade da informação.

Se áreas mais desgastadas apresentarem outra coloração, também é possível que seja ouro falso. O teste da mordida pode enganar você, uma vez que peças folheadas também podem deixar marcas dos dentes, fazendo com que pareça ouro.

A densidade do produto é um bom teste. Quanto mais denso, mais partes de ouro a joia contém. Outra maneira mais efetiva é arrastar sua joia de ouro em um prato de cerâmica. Se a louça ficar com um risco preto, não é ouro. Se for uma marca dourada, é ouro.

Mas, no fim das contas, a melhor maneira é fazer uma avaliação com um especialista.

Ouro amarelo, ouro branco ou ouro rosé, qual vale mais?

O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata.

Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k. Por fim, o rosé é misturado com metais como prata, bronze, ganhando uma coloração específica.

O que é ouro folheado?

Joias folheadas são aquelas que, durante a produção, recebem uma folha fina de ouro por cima do metal que compõe a peça.

Quanto vale o grama do ouro?

O grama do ouro varia seu preço conforme as cotações de Nova York e Londres, sendo influenciado também pela variação do dólar.

Como saber se minha joia é de ouro?

A melhor maneira de saber se a sua joia é de ouro, e a quilatagem, é consultando um avaliador. A Vecchio Joalheiros oferece profissionais certificados que vão fazer essa avaliação sem custo, sem compromisso e oferecer uma oferta pelo seu ouro. .

Se o negócio for bom para os dois lados, o pagamento é realizado à vista.

Quero vender meu ouro, como faço?

Envie uma mensagem em nosso WhatsApp e faça sua pré-avaliação. Estamos à disposição de segunda a sexta, das 9h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h, pelos números (11) 94514-5828.

O atendimento presencial na loja é realizado de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

Share
Pin
Tweet
Relacionados
Comentários

instagram: