Pensar em TAG Heuer é involuntariamente lembrar de relógios e cronógrafos esportivos relógios e cronógrafos esportivos de alta precisão. Acima de tudo, TAG Heuer (a pronúncia é Tag-ho-yer) é sinônimo de luxo e sofisticação, principalmente quando seus modelos mais populares são associados aos pulsos de celebridades em evidência – como a tenista Maria Sharapova, o jogador de golfe Tiger Woods e os atores hollywoodianos Brad Pitt, Leonardo Di Caprio e Uma Thurman.
Impulsionada pelo slogan “Swiss Avant-Garde since 1860” (Vanguardista Suíça desde 1860), a marca não vende só requinte; ela aposta na filosofia evolucionista – em termos de tecnologia, escolha de materiais e design – para se destacar das concorrentes. Vai ver é por isso que a grife ostenta hoje a posição de quarta maior fabricante de relógios de luxo do mundo, perdendo apenas para Rolex, Cartier e Omega.
Indicada para homens e mulheres, a TAG Heuer faz parte do Grupo LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy), gigante conglomerado francês de bens de luxo que detém também a Hublot e a Dior Watches, por exemplo. Alguns dos relógios de pulso TAG Heuer mais populares são o Monaco, o Carrera e o Kirium.
151 anos de história
Com apenas 20 anos, em 1860, o suíço Edouard Heuer fundou a sua oficina na cidade de St-Imier com o objetivo de reduzir a forma como o tempo era medido. Nove anos depois, em 1869, ele patenteou o primeiro cronógrafo a marcar 1/5 de segundo. Já nos anos 1900, a marca criada por Edouard apresentou o primeiro cronógrafo para painel de automóveis (1911) e outro para medição dos centésimos de segundo (1916).
Em 1964 foi lançado o cronógrafo Carrera. Em homenagem à “Carrera Panamericana México”, corrida de estrada dos anos 50, o modelo é frequentemente associado ao automobilismo. Dez anos depois, em 1974, outro modelo seria relacionado ao esporte. O Silverstone, com design quadrado arredondado, acabou por virar “bibelô” dos pilotos Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni.
Se você puxar na memória também deverá lembrar duas campanhas ligadas ao tema. “Don’t crack under pressure” (Não quebre sob pressão), lançada em 1991, que enaltecia pilotos-mito como Ayrton Senna e Michael Shumacher. Outra que ganhou bastante repercussão foi a “Sucess. It’s a mind game” (1995), que em tradução literal para o português significa “Sucesso. Isso é um jogo mental”.
Ainda sobre o ramo esportivo, merece menção a Série 2.000, marcada pela resistência à água (em até 200 metros de profundidade), aro giratório unidirecional, ponteiros luminosos, coroa rosqueada, fecho de dupla segurança e visor de safira resistente a riscos. A linha de óculos Sport Vision (2002) também veio para incrementar a categoria. Apresentando lentes para diferentes esportes, como esqui, tênis, golfe e automobilismo, a série contava com modelos que custavam entre R$ 1,8 mil e R$ 2,6 mil.
TAG Heuer remete também à ideia de exuberância e, consequentemente, joias e pedras preciosas. Nesse quesito destacam-se o Chronosplit (1975), primeiro cronógrafo de pulso do mundo feito de quartzo e com mostrador LED; a Série S/El (1987), também conhecida por Sport/Elegance; e o Diamond Fiction (2005), primeiro relógio com mostrador de diamantes, limitado a três unidades, que exibe horas quando 54 pedras preciosas se iluminam de vermelho cintilante.
Outros momentos marcantes da rede foram os lançamentos do Monaco (1969), primeiro cronógrafo automático com micro-rotor; do Kirium Ti5 (1997), feito de titânio grau 5 e fibra de carbono; da linha Alter Ego (1999), voltada exclusivamente para mulheres; e do Meridiist, primeiro celular da marca comercializado por valor mínimo de US$ 5.500.
Visibilidade
A TAG Heuer ganhou o mundo, por assim dizer, quando o ator Steve McQueen apareceu com o relógio Monaco no longa-metragem “Le Mans” (1971). Rodado durante a tradicional corrida que dá nome ao filme, que tem 24 horas de duração e era uma das mais perigosas da época, “Le Mans” é uma referência para os fãs do automobilismo. E, claro, Steve McQueen virou o primeiro embaixador da marca.
Onde e quanto?
Os modelos TAG Heuer estão disponíveis em mais de 100 países, por meio de lojas autorizadas e joalherias de renome. As peças da marca – com exceção de séries e modelos especiais – variam de US$ 600 a US$ 15 mil. Outra opção de disponibilidade são as 11 lojas próprias da rede em associação com revendedores gabaritados.
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Observação: A representante oficial da marca TAG Heuer no Brasil é a H. Stern.