Pensar que uma marca que vende canetas é sinónimo de luxo e ostentação não é algo comum. Mas a Montblanc não é uma marca qualquer.
A história da marca detentora das canetas mais icônicas do mundo começou em 1906, pela parceria de três entusiastas da ferramenta de escrita, August Eberstein, Alfred Nehemias e Claus-Johannes Voss em Berlim, Alemanha, sob o nome de Simplo Filler Pen Company.
Os três estavam entusiasmados com a nova tecnologia de escrita da época:as canetas de pena. Seu primeiro lançamento foi Rouge et Noir, em 1909. Desde essa época, a marca já havia se destacado por sua qualidade.
Mas foi com o lançamento da caneta Montblanc, em 1910, que a marca passou a adotar este nome que conhecemos até hoje. Em português o nome significa Monte Branco. O que muitos acreditam é que o nome viria como uma referência ao Alpes suíços.
Com a morte de Nehemias, algumas mudanças foram adotadas e a sede da empresa foi para Hamburgo, mais acessível a importações e exportações.
Em 1913, a marca teria lançado seu símbolo: a estrela de seis pontas arredondadas, o que poderia fazer uma referência aos montes cobertos de neve.
Em 1924 a marca lança um dos seus mais icônicos produtos: caneta-tinteiro Meisterstück. Fazendo a Montblanc decolar para o patamar das marcas prestigiadas de luxo, as canetas Meisterstück são comercializadas até hoje. O prestígio é tanto que o Museu de Arte Moderna de Nova York condecorou a marca e essa coleção como obras primas do design. Neste mesmo ano a marca lançou a garantia vitalícia. Chique, né?
Em 1935 a marca também passa a produzir artigos de couro, como cadernos e estojos.
No entanto, só momentos de glória não se faz uma história. Durante a Segunda Guerra Mundial, a marca teve que suspender suas atividades. Afinal a prioridade da população eram outras. Mas assim que o conflito foi finalizado, as suas fábricas foram reconstruídas rapidamente com apoio do Ministério da Fazenda Alemão.
Não é só de canetas que se faz a Montblanc. Em 1997, em uma maneira de diversificar os seus produtos, por meio da linha Meisterstück Collection, a marca lançou os seus relógios. Hoje são 11 linhas com 269 modelos. No mesmo ano, o conglomerado grupo Richemont comprou a Mont Blanc.
Marca conhecida por vestir homens e mulheres de sucesso e providenciar excelentes ferramentas de escrita, a Montblanc é uma das marcas de luxo mais conhecidas e admiradas, é claro que a Vecchio Joalheiros não irá deixar de realizar o seu sonho de possuir um Montblanc para chamar de seu. Venha conhecer nossas coleção!