O second-hand de luxo é tendência mundial e se torna um high-end service

Com os impactos ambientais e sociais da moda e de seu consumo exacerbado discutidos nos últimos anos, consumidores têm refletido sobre seus hábitos de consumo e tomado medidas mais conscientes a seu respeito. Essa mudança é bem percebida nas gerações mais jovens, como a millenial e as Gen Z, cada vez mais adeptos a consumir produtos em brechós ou em marcas mais sustentáveis e éticas.

Essa mudança de consumo também segue forte no mercado de luxo. Segundo um relatório publicado pela Farfetch, “Conscious Luxury 23”, mostra que as compras de itens usados no marketplace tiveram um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Percebe-se também um aumento de 12% na procura por itens de second-hand nas ferramentas de buscas da Farfetch. Como mesmo a Farfetch ressalta, isso aponta para “uma tendência crescente que oferece oportunidades comerciais para a indústria de luxo, ao mesmo tempo em que contribui para uma economia da moda mais sustentável e circular”.

Existe outro dado interessante publicado na Farfetch para analisarmos: a maioria dos consumidores de produtos usados da Farfetch são de alto padrão, os chamados ”Private Clients”. Trata-se de clube de fidelidade que oferece um serviço de Fashion concierge para clientes exclusivos da plataforma. Para entrar neste clube é preciso que o cliente gaste £10k / €12k / $12k anualmente na plataforma.

Segundo o relatório, os clientes desta categoria representam 53% da participação no volume de vendas de produtos de second-hand em 2022, em comparação com 31% em 2021. Isso mostra que o mercado de second-hand de luxo está atraindo e retendo consumidores de alto padrão. Os fatores para isso podem ser diversos, como uma maior preocupação com o meio ambiente. No entanto, a alta qualidade e a durabilidade que os produtos de luxo possuem também podem ser um fator a se considerar, afinal, são produtos que apresentam menos desgastes ao longo do tempo. Além disso, o second-hand oferece a oportunidade de encontrar peças raras que não são mais produzidas. Outro fator é a possibilidade de encontrar peças com valores mais atrativos, podendo ser até mesmo um investimento inteligente.

Não faltam provas que o second-hand de luxo veio para ficar. Especializada em joias e relógios deste segmento, a Vecchio explora há mais de 35 anos este universo, vendendo, comprando e trocando. Venha se surpreender com o second-hand com nossa curadoria especializada. Estamos no instagram @vecchio_oficial, e em nossas lojas físicas em São Paulo, no Shopping Eldorado, e no Rio de Janeiro, no Shopping Cassino Atlântico.

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