Santos, Ballon Bleu, Tank, Clou, Love. Esses são apenas alguns nomes de várias linhas icônicas da Cartier, que, com mais de 100 anos de legado, continua a conquistar o coração dos amantes do luxo. Não é de se espantar que cada relógio ou joia tenha uma história por trás. São histórias que vão desde de um pioneirismo da aviação, até uma paixão intensa de uma mulher por panteras e outros felinos. A Vecchio Joalheiros, assim como você, também se encanta com todas estas histórias. Hoje, vamos falar sobre o Pasha de Cartier, um ícone dos anos 1980 que está voltando em evidência.
A história do Pasha supostamente começa em 1931, quando o Pasha (nome dado para os governadores de províncias do Império Otomano) de Marraquexe, Thami El Glaoui, encomendou um relógio que se adequa à sua rotina. Para tal, precisava desenvolver um relógio que fosse à prova d’água, algo incomum na época. O resultado foi um relógio redondo com um grande diâmetro de caixa e uma tampa, para poder ser submerso e se tornando, talvez, um dos primeiros relógios a serem resistentes à água. Mas, por mais interessante seja esta história, devemos nos atentar ao supostamente, até porque este suposto relógio desapareceu, não havendo provas deste acontecimento. Ainda assim, é inegável que toda esta lenda só adiciona ainda mais charme a este relógio.
Um modelo muito parecido com este tal relógio do líder de Marraquexe surgiu em 1985, desenvolvido por Gérald Genta, o lendário designer de relógios por trás de pesos pesados como o Audemars Piguet Royal Oak e o Patek Philippe Nautilus. E coincidentemente, ou não, o relógio foi batizado de Pasha. Mas o seu diferencial realmente foi o seu design, em meio dos relógios quadrados, retangulares e ovais da Cartier, surge um grande relógio totalmente redondo, com bezel largo, com a coroa proeminente parafusada, e o mostrador com apenas os numerais de horas sendo 12, 3, 6 e 9 e os minutos representados por uma trilha. Detalhes que perpetuam até os dias de hoje. Mas a principal característica do Pasha também flerta com sua lenda, a tampa quadriculada para proteger o relógio da água.
O relógio foi um grande sucesso, sendo que mesmo inicialmente pensado para o público masculino, também foi caindo no gosto do público feminino, tornando-se um ícone genderless.
Com mais de 30 anos, o relógio ainda possui seus detalhes mais intrínsecos, provando que a Cartier mantém sua tradição e consolida um forte revival dos anos 1980. O modelo que apresentamos aqui, é do ano de 2000, com um design sofisticadamente simples, com os numerais 12, 3, 6 e 9 e os minutos em trilho. É a escolha perfeita para definir o seu estilo. Aqui, tornamos isso possível.
Esperamos que tenham gostado de embarcar conosco nesta história cheia de mistérios. Venha conferir nossa seleção de relógios e joias! Estamos em São Paulo, no Shopping Eldorado, e no Rio de Janeiro, no Shopping Cassino Atlântico.