Seu guia básico de relógios

Antes de você adquirir o seu relógio, é muito importante que você conheça bem sobre ele para poder usufruir de todas as suas funções. Cada marca tem as suas especificidades e cada relógio possui suas particularidades.

Ficar atento a isso é essencial, e no geral um relógio demanda atenção e cuidado, tanto em relação à sua aparência quanto ao seu movimento.

O movimento do relógio é de extrema importância, afinal é assim que entendemos o seu funcionamento. Existem três movimentos que devemos entender: Manual, Quartz e Automático.

Manual: quando falamos de relógios manuais, de relógios mecânicos que necessitam que você dê corda para que ele gire as suas engrenagens e, assim, funcione. Eles exigem uma atenção e participação diária do usuário do relógio, sendo perfeitos para aqueles que são fãs do acessório e querem viver essa experiência diariamente.

É importante dizer que eles são relógios mais sociais, não sendo indicado para esportes.

Para quem gosta de mais praticidade e está interessado em possuir relógios para o dia a dia, é interessante que escolham relógios quartz ou automático.

Quartz: relógios quartz são relógios que possuem bateria. Podem ter diversas funções e especificações, mas exigem cuidado quando a bateria descarrega, principalmente as baterias que são de óxido de prata. Se o usuário acaba esquecendo de trocar a bateria, o óxido de prata pode acabar vazando e estragar o mecanismo do relógio. Assim, o dono do relógio, além de trocar a bateria, terá que trocar o mecanismo, fazendo com que a manutenção saia mais cara no final.
Além disso, damos mais uma dica: escolha com cuidado onde você irá trocar a bateria do seu relógio. Deve procurar profissionais qualificados para realizar tal serviço.

A Vecchio oferece um ano de garantia com assistência técnica na compra de suas peças com profissionais certificados e qualificados.

Para quem quer ainda mais praticidade, os relógios automáticos são a escolha perfeita. Neste caso, não são relógios que necessitem dar corda diariamente ou trocar bateria. Com o movimento diário do pulso, o relógio carrega automaticamente.
Mas se engana quem acha que nunca se deve dar corda em um relógio automático: se o relógio estiver parado, é recomendado que se dê 20 voltas de corda no relógio antes de carregá-lo com o movimento do pulso.

Mesmo sendo mais prático, o relógio automático também requer atenção e cuidado como qualquer relógio.

Outro ponto muito importante de se conhecer é a respeito da resistência à água do seu relógio. Alguns relógios possuem mais resistência que outros, é muito simples de descobrir a respeito se você consultar a tabela ou as inscrições do relógio, que indicam o quanto eles suportam de pressão na água em ATM (unidade de pressão atmosférica).
Veja:

  • 3 ATM ou 30 metros – Suporta respingos de água como chuva ou lavagem das mãos;
  • 5 ATM ou 50 metros – Permite um contato um pouco maior com a água como, por exemplo, durante a lavagem do seu carro;
  • 10 ATM ou 100 metros – Possibilita que você entre no mar e na piscina por um período mais prolongado (não indicado para mergulhos de mais profundidade);
  • 15 ATM ou 150 metros – Possibilita a prática de esportes aquáticos e mergulhos.
Resistência à pressão de água dos relógios @ 2022 Vecchio Joalheiros

Cuidado! É muito importante que você saiba se o relógio possui uma mudança de calendário lenta ou se é de mudança instantânea. Este é um detalhe muito valioso e que poucos fãs de relojoaria conhecem.

Para identificar é simples, com muita atenção, gire lentamente a coroa do seu relógio no sentido horário e observe a mudança da data do mostrador. Se a transição dos dias demorar entre uma a cinco horas, ele é de mudança de calendário lenta.

Por isso, recomendamos que você não ajuste o horário do seu relógio entre as 23 horas até as 03 horas da manhã, pois é nesse período de tempo que o relógio ajusta o calendário.

Se você quiser adiantar o seu relógio nesse período, é importante que você gire no sentido horário. Caso gire no sentido anti-horário, as peças do relógio podem ser danificadas.

Sabendo disso, você tem mais segurança e conhecimento na hora de comprar o seu relógio. A Vecchio possibilita ainda mais esse sonho de acontecer. Nós garantimos que todos nossos relógios passem por uma averiguação e estejam em um excelente estado.

Compartilhar no facebook
Share
Compartilhar no pinterest
Pin
Compartilhar no twitter
Tweet
Relacionados
Comentários