Esmeralda – o verde mais sofisticado

Esmeralda - o verde mais sofisticado

As curiosidades e histórias que circulam em volta da esmeralda são muito interessantes. Trata-se de uma pedra que é uma variação verde do berílio, inclusive a mais famosa. Ainda assim, o que diferencia de verdade as duas pedras é a tonalidade de verde. Para alguns gemólogos, o que realmente a difere, neste caso, é que a esmeralda é mais verde, rica em tonalidade, do que o berílio. É claro que isso pode ser determinado com muita precisão em laboratórios de gemologia.

A claridade da pedra também é importante, mas a esmeralda é um caso à parte: diferente de outras pedras, como o diamantes, a esmeralda é uma das únicas em que a presença de inclusões é mais tolerável. 

Mas provavelmente você está mais interessado em saber das histórias e mitos que permeiam a fascinante pedra. Seu nome vem do grego “smaragdus” (Σμάραγδος), que significa verde. Segundo o Instituto de Geologia da América (GIA), as primeiras minas de esmeraldas registradas foram no Egito, por volta de 330 aC, onde era associada à imortalidade e à fertilidade. Inclusive, a preciosa pedra seria uma das favoritas de uma das mulheres mais poderosas do mundo: Cleópatra, que usava a pedra em acessórios e na decoração de seu palácio, como uma forma de demonstrar poder e riqueza. A sua adoração pela esmeralda pode ter influenciado na associação da pedra à realeza. 

Para muitos, a esmeralda é usada para designar algo que é muito belo e valioso. Em muitas mitologias, lendárias cidades que esbanjavam riqueza e poder eram feitas de esmeralda. 

É claro que a pedra também apresenta um carácter místico. Em épocas antigas, a esmeralda também era muito associada à cura, usada como talismã em casos de envenenamento e infecções. E, por muito tempo, ela também teve um caráter religioso. Na mitologia grego-romana, a esmeralda era associada à deusa da beleza e do amor Venus. Enquanto os espanhóis valorizavam muito mais o ouro e a prata, os incas usavam a preciosa pedra para fazer cerimônias religiosas há mais de 500 anos. 

Para quem gosta de astrologia, já deve conhecer as pedras zodiacais. A esmeralda corresponde ao mês de maio, e carrega bastante simbolismo e associações, algumas delas, sendo, por exemplo, a fertilidade, saúde e fidelidade.

Gostaram de conhecer ainda mais sobre a bonita esmeralda? Eu admito que fiquei encantada ao saber que era uma das peças favoritas da Cleópatra! Também quer se sentir como uma imperatriz? Venha para a Vecchio Joalheiros e conheça nossa seleção de joias com esta preciosa pedra. 

Share
Pin
Tweet
Relacionados

Vecchio in SPFW

Em uma collab inédita, a Vecchio Joalheiros e a Mega Models realizam uma ação cheia de glamour na São Paulo Fashion Week.

Comentários

instagram: