Quando falamos de fancy yellow, nos referimos a diamantes amarelos, que estão além da Escala de Cor de D-Z da GIA. Diferente da escala D-Z, os diamantes com fancy colors são mais raros e quanto maior é a presença de cor maior o seu valor.
Assim, os diamantes com a coloração fancy possuem uma escala de cor, que vão do Faint (o mais claro), para o Light, Fancy Light, Fancy, Fancy Dark, Fancy Intense, Fancy Deep, e por fim, o Fancy Vivid (o mais intenso).
O fancy yellow, portanto, possui uma coloração intermediária, equilibrada. Os mais bonitos são os que apresentam o equilíbrio perfeito entre transparência e cor.
Os diamantes fancy yellow são também chamados de “canary” ou canário em portugues, e devido à presença de nitrogênio em sua composição, o raro diamante adquire um elegante tom amarelado. São raros, porque os que encontramos hoje foram formados há mais de 3 bilhões de anos por meio de um processo químico natural e especial. E devem ser cuidadosamente lapidados por profissionais com longa experiência.
Grandes marcas de luxo como Tiffany e Graff são admiradores do encanto dos diamantes amarelos, possuindo joias icônicas como o “Tiffany Diamond”, um dos maiores diamantes amarelos, com 128.54 quilates. O Tiffany Diamond foi encontrado em 1877 na África do Sul e foi adquirido pelo próprio fundador da marca, Charles Lewis Tiffany. Foi recentemente usado por Beyoncé em um belo colar, sendo a primeira mulher negra a usar tal peça.
Além de toda a história e qualidade do diamante, que por si só, já são impressionantes, o fancy yellow tem outros significados: a cor simboliza o sol, a esperança, alegria, otimismo e energia. Uma aliança com um diamante fancy yellow carrega todos esses lindos valores! Simplesmente único!