Belo, exuberante e italiano. Isso é o que podemos esperar de uma das marcas mais tradicionais do ramo da joalheria: a Bulgari. Vemos isso justamente em sua logo: a troca do “u” pelo “v” mostra todas as raízes italianas da marca, já que isso era comum no romano antigo. Para nos encantar ainda mais, vamos contar um pouco de sua história e ícones.
Por incrível que pareça, a marca foi fundada por um grego: Sotirio Voulgaris.
Uma curiosidade muito interessante é sobre os mistérios das raízes da família Voulgaris. Calma que te explicamos. Segundo os historiadores, os Voulgaris eram ourives e possuíam duas possíveis ramificações: a família Voulgaris de Corfu (ilha grega) e a família Voulgaris dos joalheiros italianos Bulgari de Epirus (região história entre a Grécia e a Albânia). A questão é que os Voulgaris de Corfu tinham uma descendência com nobres bárbaros, como os gregos chamavam o povo que não era cristianizado na época.
Sabe o que é bem legal também? O significado da palavra Voulgaris em grego é Bulgaro.
Muito interessante, né?
Mas vamos voltar para o nosso foco aqui que é a marca Bulgari.
Em 1884, o Sotirio Voulgaris fundou sua primeira loja na Via Sistina. O talento do ourives logo deu frutos: “Os esplêndidos ornamentos em prata forjados por Sotirio Bulgari eram muito apreciados por turistas ingleses que ao visitarem Roma, atraídos pela tradicional Grand Tour, fizeram os negócios prosperarem.”
Os negócios foram expandindo para outros pontos turísticos. Quando seus filhos, Giorgio e Costantino, entraram na empresa, perceberam que a Bulgari poderia faturar ainda mais se se dedicasse totalmente ao ramo da alta-joalheria, arte que a Bulgari sempre este predestinada. Nisso, suas primeiras joias teriam sido inspiradas na Art Deco, mas foi em 1940 que as joias da Bulgari ganharam sua verdadeira identidade.
Vamos explorar os ícones da grife?
Flores
Um dos motivos mais sutis e antigos da Bulgari são as flores. Há mais de 100 anos sendo temas de joias, as flores cintilam em diferentes cores e esplendor com diamantes. A inspiração floral resulta em eternos brincos, anéis, colares e broches em um refrescante, feminino e harmônico design.
BVLGARI BVLGARI
O duplo logotipo BVLGARI BVLGARI é um dos ícones mais conhecidos da marca, sendo presente em várias peças da coleção Bvlgari atualmente. Este ícone, tem uma história mais recente e interessante: junto com a estreia do relógio digital BVLGARI ROMA, enviado aos 100 principais clientes no Natal de 1975, foi criado também o BVLGARI BULGARI. O sucesso foi tanto que em 1977 o relógio com o duplo logotipo foi relançado silenciosamente, afinal, não teve campanha publicitária, mas foi o suficiente para o público morrer de amores. O duplo logotipo do relógio tornou-se notoriedade.
Tubogas
O Tubogas trata-se de uma faixa flexível de aço com as bordas arredondadas. Você pode achar que tal peça não é muita coisa, mas na realidade, para sua confecção, é preciso de horas de soldagem e trabalho especializado. A técnica que segundo o site oficial da marca, era da segunda metade do século dezenove, foi revivida e patenteada pela Bulgari, que transforma em pulseiras, colares e relógios em verdadeiras joias.
Serpenti
Sendo um dos motivos mais conhecidos da Bulgari, a serpente já rendeu joias que despertam o desejo de muitas pessoas. A Bulgari parece se orgulhar por ser uma das primeiras marcas a explorar tal criatura cheia de significados. Começando com relógios, a cobra logo se materializou para outras peças e persiste até hoje como sendo um objeto de desejo incontestável.
Muito bacana, né? Espero que tenha se encantado um pouco mais com estas curiosidades sobre a joalheria romana mais famosa do mundo. O melhor de tudo é que ela pode estar pertinho de você. Com a Vecchio Joalheiros você encontra joias e relógios de luxo, como os da Bulgari, em ótimo estado e condições especiais. Venha nos visitar! Estamos no Eldorado em São Paulo.