Por que um Rolex é tão caro?

Quando falamos de marcas de luxo, uma das primeiras que vêm à mente de muitas pessoas é a Rolex. Conhecida por relógios de grande qualidade e por representar status, a relojoaria suíça é uma das marcas mais famosas e admiradas do mundo. Mas muitos ainda se perguntam, porque a Rolex é tão cara? Essa dúvida pode ser muito comum para pessoas que ainda não se inseriram no mundo da relojoaria de luxo. É por isso que hoje, a Vecchio vai te explicar direitinho o porquê.

Rolex Sea Dweller @ 2023 Vecchio Joalheiros

O que é a Rolex

Em 1905, Hans Wilsdorf abriu o caminho de uma relojoaria que se tornaria única: a Rolex. O relojoeiro não queria apenas criar um relógio elegante, mas sim, um confiável. A busca pela excelência técnica na arte da precisão e da impermeabilidade fez da Rolex o que ela é hoje.

Não obstante, foi a marca que lançou o primeiro relógio impermeável na história: o Oyster. E foi um lançamento bombástico, sendo até mesmo o relógio escolhido por Mercedes Gleitze para atravessar a nado o Canal da Mancha. Contamos mais desta história aqui.

Esta história serve para ilustrar muito bem como a Rolex sempre buscou entregar relógios de extrema qualidades para pessoas de espírito desbravador. Essa qualidade faz com que um Rolex não seja apenas um bom relógio, mas também um símbolo de pioneirismo e liderança.

Hoje a marca é tão grande que possui um vocabulário próprio, palavras como “Oyster”, “Perpetual” e os nomes dos modelos vão além dos relógios em si. Formam uma compreensão comum de que a Rolex é mais que uma marca de relojoaria para muitos aficionados.

Qualidade e durabilidade

É de se esperar que quando falamos de relógios de luxo, estamos falando de produtos de extrema qualidade. Portanto, a Rolex não seria exceção. Mesmo sendo londrina, seus relógios são produzidos seguindo o know-how suíço desde de sua fundação. A excelência na produção de suas peças faz parte de seu DNA, com uma equipe de profissionais prontos para enfrentar um caminho exigente e rigoroso na criação de seus relógios. Todo este processo é demorado pois “o melhor pode e deve ser sempre melhorado”.

A Rolex submete seus relógios a rígidos testes de resistência. Os testes incluem resistência ao calor, corrosão, impacto, pressão e, claro, resistência à água. Além disso, se dedicam por anos para um maquinário de excelência.

A ideia é que o seu Rolex dure por toda a sua vida e para gerações futuras, sem perder seu desempenho com o tempo. É um verdadeiro patrimônio de família.

Obviamente, todos estes recursos de ponta para a produção de um relógio são passados para o seu valor de mercado e contribui para o valor percebido de seus consumidores. Muitos entusiastas de relógios apreciam a engenharia e a atenção aos detalhes que os relógios Rolex oferecem.
No caso da Rolex, estamos falando de relógios que produzem um padrão de qualidade no mercado.

Qualidade e durabilidade

Um importante fator que contribui para o preço da Rolex no mercado é sua escassez. Comparado à uma produção industrial de grande escala, a Rolex produz uma quantidade reduzida de relógios. Afinal, sua produção é um processo artesanal rígido e demorado, visando sempre a excelência.

Devemos considerar a distribuição da Rolex para entender um pouco mais sobre sua escassez. Trata-se de uma rede de distribuição seletiva. Eles têm critérios rigorosos para selecionar seus revendedores e mantêm um controle estrito sobre a distribuição dos relógios.

Além disso, eles controlam cuidadosamente a quantidade de relógios Rolex disponíveis no mercado, o que cria uma sensação de exclusividade e aumenta seu valor percebido. Os relógios Rolex são altamente cobiçados e têm uma reputação de qualidade e prestígio. Isso resulta em uma demanda muito alta por esses relógios em todo o mundo. A demanda supera a oferta, o que pode levar à escassez.

Porque as pessoas compram o Rolex

Como dito anteriormente, os relógios de Rolex são sinônimos de luxo, qualidade e prestígio. A Rolex tem uma longa história e é considerada uma das marcas mais icônicas da indústria relojoeira. Muitas pessoas compram um Rolex para exibir sua posição social e mostrar seu bom gosto e por prestigiar esta história.

Mas existem outros motivos que fazem os Rolex serem objetos de desejo. Seu valor de revenda é um deles. Os relógios Rolex têm uma reputação de valorizar ao longo do tempo. Em alguns casos, modelos específicos de Rolex podem se tornar colecionáveis e alcançar preços significativamente mais altos no mercado de revenda. Isso faz com que algumas pessoas vejam o Rolex como um investimento a longo prazo.

O design dos relógios também entram na equação, já que a marca é conhecida por seu design atemporal e elegante. A Rolex possui um estilo bem característico de seus relógios, mantendo a sua tradição em todos os modelos.

No entanto, é importante destacar que a decisão de comprar um relógio Rolex é pessoal e varia de indivíduo para indivíduo. As razões mencionadas acima são apenas algumas das motivações comuns por trás da compra desses relógios, mas cada pessoa pode ter suas próprias razões pessoais para escolher um Rolex.

Aqui na Vecchio é possível você explorar o universo da relojoaria da Rolex com nossa curadoria, tanto para comprar um Rolex por um preço mais atrativo, ou para vender o seu relógio. Confira nossa seleção em nossas lojas: estamos em São Paulo, no Shopping Eldorado, e no Rio de Janeiro, no Shopping Cassino Atlântico.

Share
Pin
Tweet
Relacionados
Comentários

instagram: