Topázio – uma pedra com múltiplas possibilidades

No último editorial da Vecchio Joalheiros, tivemos uma pedra de grande destaque: o topázio. Com o anel de pétalas de topázio e o longo brinco com a bela pedra azul suspensa por diamantes, o ensaio foi todo idealizado em volta destas sublimes peças, com roupas e acessórios sofisticados.

Assim sendo, junto com nossa parceira Dress and Go, escolhemos um casaco bege da Bullock’s, em uma modelagem atemporal. Como acessório, escolhemos a bolsa da Marc Jacobs de couro verde, para contrastar com o bege do casaco e atuar como um elemento de cor análoga ao azul dos topázios. Para as joias, escolhemos da nossa seleção apenas mais dois anéis e uma pulseira riviera de ouro branco 18k com diamantes, para que não competissem com as peças maxis de topázio. Como toque final, escolhemos um Cartier Tank de 33 mm, com mostrador branco.

Agora que já abordamos os detalhes do nosso editorial, vamos falar desta linda pedra. Embora o topázio seja comercialmente mais conhecido como uma pedra azul, a verdade é que ele possui uma grande escala de cores, podendo ser verde, amarelo, alaranjado, vermelho, rosa e roxo. Uma curiosidade é que o topázio laranja é conhecido como topázio imperial, que foi descoberto pela corte real portuguesa em 1768.

Outra curiosidade é que também existem topázio transparentes, sendo que um dos maiores cristais de topázio transparente foi encontrado em Minas Gerais, com 270 quilos. Aliás, os cristais de topázio são grandes, sendo normalmente medidos por quilos, e não por quilates. 

Mais uma curiosidade: a verdade é que o topázio azul é dificilmente encontrado na natureza. A pedra adquire esta cor por meio de tratamentos com radiação feitos em topázios transparentes. 

Existe também o “Mystic topaz”. Esta pedra trata-se de um topázio que passou por um tratamento de deposição química em fase de vapor, que faz com que a pedra tenha múltiplas cores, adquirindo um aspecto lúdico. 

Anel com pétalas de topázio @ 2022 Vecchio Joalhieros

Segundo o Instituto Americano de Gemologia, existem duas possíveis origens do nome topázio. Uma delas é que a origem do nome vem da Índia, da palavra tapaz, que significa fogo. Outra origem, que é mais engraçada, é que o provém do antigo nome da desabitada ilha grega Zabargad, chamada antes de Topázios. O engraçado é que a pedra que é encontrada nesta ilha é o peridoto, e não o topázio. Era muito comum confundir uma pedra com a outra até o desenvolvimento da gemologia moderna.

O topázio também circulou por várias crenças. Durante o Renascimento, se acreditava que o topázio podia bloquear feitiços, enquanto que na Índia, a pedra tinha propriedades que davam ao seu dono uma longa vida, beleza e inteligência. A pedra também é designada como a pedra do mês de novembro, junto com o citrino. 

Além do Brasil, o topázio pode ser encontrado na Rússia, Austrália, México, no Paquistão e nos Estados Unidos. 

É impossível não se encantar com topázios depois de saber sobre as curiosidades que circundam por esta pedra. Na Vecchio Joalheiros você encontra joias com topázios e outras pedras preciosas selecionadas a dedo. Aqui, damos a oportunidade de você explorar todo este universo. 

Brinco maxi com diamantes e topázio @ 2022 Vecchio Joalhieros
Share
Pin
Tweet
Relacionados

Vecchio in SPFW

Em uma collab inédita, a Vecchio Joalheiros e a Mega Models realizam uma ação cheia de glamour na São Paulo Fashion Week.

Comentários

instagram: